sexta-feira, 29 de maio de 2009

Figuras de Linguagem: uma apresentação

As palavras podem ser usadascom o seu significado usual ou convencional. O significado concencional não permite mais de uma interpretação. A palavra é usada no seu sentido objetivo, isto é, na sua denotação. A palavra com seu significado denotativo é mais frequente na linguagem informativa, científica ou técnica, pois aí a informação prestada deve ser objetiva e exata.
As palavras também podem ser usadas com uma interpretação nova, com um significado novo, criado pelas circunstâncias , pelo contexto: é o sentido figurado , a conotação. O emprego da palavra com sentido conotativo é mais comum na linguagem coloquial e na linguagem literária. Nessas modalidades as palavras ganham significados afetivos, subjetivos, que mais sugerem que informam.
As figuras de linguagem ocorrem quando se quer dar expressividade à mensagem através de recursos semânticos - trabalhando a palavra do ponto de vista do seu significado.

Um comentário:

  1. se n fosse eles eu n teria tirado 30 no trabalho d eportugues valeu toppp

    ResponderExcluir

Deixa seu comentário: sua opinião é muito importante para nós.Com uma condição: seja sincero! Só assim poderemos melhorar ainda mais o blog para que você continue nos visitando e prestigiando cada vez mais!
Obrigado pela atenção.