terça-feira, 19 de maio de 2009

Autores e Suas obras

Veja abaixo trechos de poemas de alguns autores bem conhecidos da nossa literatura com algumas figuras de linguagem envolvidadas. Divirta-se lendo, por que ler nada mais é do que aprender, entender, reter e trabalhar numa junção de alma e livro: o livro fala e a alma responde. Hoje serão expostos apenas quatro trechos.

ANTÍTESE: " Eu também já tive meu ritmo
Fazia isto, dizia aquilo.
E meus amigos me queriam,
Meus inimigos me odiavam."
Drummond

POLISSÍNDETO: " O ar da sala estava turvo de fumaça;
Isso e o calor, e o peso da cerveja, e o ruído das conversas e risos ia me deixando apático e desinteressado."
José J. Veiga

PROSOPOPÉIA: " No mundo menor o fogareiro com o seu chiar grosso e contínuo,
canta um dueto com o relógio."
Érico Veríssimo

HIPÉRBOLE: " Por que você é o Banco das Estrelas, e pode comprar todas as coisas do mundo, inclusive as águas e os animais, para restitui-los à vida em liberdade."
Carlos Drummond de Andrade



FRASE DO DIA: " A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."
Carlos Drummond de Andrade


2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, é muito bom com um tema melhor ainda.
    Cada dia vai ficar melhor esse blog.
    Não vou me cansar de entrar nesse blog.
    Mais uma vez parabéns.
    De muito bom gosto esse blog.

    ResponderExcluir
  2. EStou francamente surpreso, pois pensei que este blog seria apenas um divertimento de colegiais; mas não, vejo que ele tem muita utilidade e prevejo que ele vai "bombar".
    Bomt rabalho, sigam em frente.

    ResponderExcluir

Deixa seu comentário: sua opinião é muito importante para nós.Com uma condição: seja sincero! Só assim poderemos melhorar ainda mais o blog para que você continue nos visitando e prestigiando cada vez mais!
Obrigado pela atenção.